20 de set. de 2007

Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra



Foram 10 anos de guerra (1835-1845) e os farroupilhas não saíram vencedores. Mesmo assim nós, gaúchos, comemoramos o 20 de setembro como uma conquista: de nossas tradições, de nossos costumes, de nossa luta por justiça e liberdade (ainda que o principal motivo tenha sido econômico) contra o Império brasileiro.

Abaixo, a proclamação de Bento Gonçalves publicada no jornal Recopilador Liberal, no dia 25/09 de 1835, após a ocupação de Porto Alegre (retirado do livro "Os Farrapos", do jornalista, Carlos Urbim).

"Compatriotas. O amor à ordem e à liberdade a que me consagrei desde minha infância me arrancaram do gozo do prazer da vida privada para correr convosco à salvação de nossa querida Pátria. Vi a arbitrariedade entronizada e não pude ser por mais tempo surdo a vossos justos clamores. Pedistes a cooperação de meu braço e dos meus braços que me acompanham e voei à Capital a fim de ajudar-vos a sacudir o jugo que com a mão de um inepto administrador vos tinha imposto uma fração retrógrada e antinacional.
Esses motivos e esses sentimentos que convosco partilham todos os corações verdadeiramente brasileiros justificarão vossa conduta aos olhos dos mais rígidos censores dos movimentos populares. Apressuremos-nos, pois, a manifestar a nossos irmãos habitantes das demais províncias da União Brasileira os fundamentos das nossas queixas e dos nossos temores.
Conheça o Brasil que o dia 20 de setembro de 1835 foi a CONSEQÜÊNCIA DE UMA MÁ E ODIOSA ADMINISTRAÇÃO. E que não tivemos outro objeto, e não nos propusemos outro fim, que restaurar o Império da Lei, AFASTANDO DE NÓS UM ADMINISTRADOR INEPTO E FACCIOSO, sustentando o trono do nosso Jovem Monarca e a integridade do Império.
NUNCA ESQUECEIS QUE SOIS OS ADMINISTRADORES DO MELHOR PATRIMÔNIO DAS GERAÇÕES QUE VOS DEVEM SUCEDER, QUE ESSE PATRIMÔNIO É A LIBERDADE E QUE ESTAIS NA OBRIGAÇÃO DE DEFENDÊ-LA À CUSTA DE VOSSO SANGUE E DE VOSSA EXISTÊNCIA. A EXECRAÇÃO DE NOSSOS FILHOS CAIRÁ SOBRE NOSSAS CINZAS, SE, POR NOSSA DESMORALIZAÇÃO E INCÚRIA, LHES TRANSMITIRMOS ESTE SAGRADO DEPÓSITO DESFALCADO E CORROMPIDO, e suas bênçãos nos acompanharão ao sepulcro se deixarmos o de virtude e patriotismo.”

4 comentários:

Anônimo disse...

habemus orgulhum de serum gaúchum!

Anne disse...

Guria, a cada dia me descubro mais gaúcha do que brasileira. O Hino me arrepia e ler a declaração me fez encher os olhos d'água...muito orgulho em ser gaúcha!!!

Fernanda Varela disse...

HEBEMUS ORGULHUM gurias!!! eeeeeee

Anne disse...

Notícias do tempo em Pel: típico dia murrinhento.
Murrinhento, outra palavrinha muito nossa...hehehe...quanto ao cake, muito boa a explicação...